Construindo um Mini Amplificador de Áudio - Parte 2

Depois 13 horas de trabalho o Mini Amplificador de Áudio está concluído e funcionando muito bem! O projeto teve como objetivo mostrar de uma forma didática a polarização dos transistores, ganho e projeto de resistores, amplificação tipo push-pull (com transistores de potência). Projetando o circuito pude aprender muita coisa bacana sobre eletrônica analógica, muitos conceitos base que vou poder aplicar em vários outros projetos postados futuramente aqui no Dente Azul.

A terceira parte do artigo abordará a parte teórica como o funcionamento e tipos de polarização de transistores, cálculo de resistores, escolha de capacitores e mais outros detalhes que me levaram a construir o amplificador. Gostaria de dar os devidos créditos aos colegas do grupo que ajudaram: Bruna, Diego e Marcus!

Enfim, abaixo vocês poderão conferir algumas fotos (e no final o vídeo) da montagem. Espero que gostem!!!! 



Placa corroída e furada

Caixa do amplificador cortada


Placa parcialmente soldada                                                                                       Amplificador Pronto!







Vídeo do Mini Amplificador de Áudio em funcionamento... 


2 comentários:

rodrigo_rmelo disse...

Eu gostaria de saber se o capacitor C4 tem q necessariamente ser cerâmico, e como isso influência na operação ou na qualidade do amplificador, e gostaria de saber também qual o valor dessa entrada de tensão proveniente do celular no amplificador.. e além disso, eu gostaria de saber se tem um valor minimo para o resistor R7??? Agradeço desde já, e parabéns pelo blog.

Lucas Simonini disse...

Todos os capacitores utilizados no projetos foram do tipo Eletrolítico. Geralmente, nos circuitos de áudio, estes tipos de capacitores são usados por causa da frequência baixa (a frequencia audível varia de 20 a 20KHz). É comum o uso de capacitores cerâmicos em circuitos de frequência média a alta.

Outra explicação para este caso também são os valores dos capacitores eletrolíticos, geralmente mais elevados do que os cerâmicos, e nos cálculos realizados para o circuito verificou-se que os valores dos capacitores seriam da ordem de micro-Farad (valor relativamente grande).

Se você usa um valor de capacitor muito diferente dos valores calculados, ou usa um capacitor que possui outra função, a operação do seu circuito pode ficar comprometida sendo susceptível a ruídos.

A entrada de tensão proveniente do celular varia entre 10m e 20mV.

Para se calcular o valor do resistor R7 usa-se a seguinte fórmula: R=Ve/Icq, onde Ve é a tensão do emissor do transistor e Icq assume um valor de 10 a 20% do valor de Ic(corrente de entrada).

Então quanto maior o valor da corrente de entrada, menor será o valor do resistor R7.

A parte 3 deste projeto abordará questões teóricas como essas. Fique ligado!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...