Trabalho colaborativo entre máquinas autônomas

O trabalho conjunto entre seres humanos é geralmente guiado por grandes sistemas organizacionais e hierarquias, sem os quais temos dificuldades em nos juntar em prol de uma causa comum. Um exemplo disso são as construções, feitas atualmente com o uso de pouca ou nenhuma automação e altamente dependentes de pessoas especializadas em planejar a execução de cada tarefa. Imaginemos que estas tarefas pudessem ser substituídas por máquinas inteligentes, que com pouca ou nenhuma organização e hierarquia, são capazes de grandes feitos de engenharia. Sua organização horizontal, baseada no sistema de trabalho de insetos, tais como os cupins e as formigas é altamente eficiente, visto que a perda de um ou alguns componentes é facilmente substituída por outros.

As máquinas desenvolvidas pela universidade de Harvard, os TERMES, apesar de sua pouca inteligência e poucas atividades pré programadas, são capazes de construir estruturas baseadas em um bloco desenvolvido especialmente para seu conjunto de atuadores, além de evitar obstáculos, tudo isso sem nenhum tipo de hierarquia.

Vejamos à seguir, um exemplo de trabalho colaborativo em ação:


O sistema inteligente é capaz de mais que apenas executar tarefas pré determinadas, mas de evitar obstáculos, tal como mostra o vídeo à seguir:





Artigo científico do Termes project: http://www.eecs.harvard.edu/ssr/papers/rss11-petersen.pdf


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...